-
Arquitetos: Taller de Arquitectura La Fundación
- Área: 2 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Astori, AutoCAD, Hilti, PERI, Photoshop, Sinteplast, SketchUp
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do edifício de serviços desportivos para futebolistas C.A.N.O.B. Jorge B. Griffa tem 2.230 m², dos quais 270 m² são parcialmente cobertos, com o térreo livre, quatro pavimentos e um terraço.
O projeto, construído na propriedade Bella Vista e concluído em 2016, começou a ser desenvolvido pelo Taller de Arquitectura la Fundación em agosto de 2012. Nesta fase, foram analisadas cerca de cinquenta projetos e / ou obras relacionadas com a proposta, possibilitando a construção de um programa de necessidades que considerasse as formas de organização, as relações funcionais, dimensionais e espaciais do Edifício. O programa consiste em nove setores, nos quais as categorias de funções foram agrupadas conforme os espaços a seguir.
Setor Geral
Estes espaços têm o objetivo de direcionar o acesso principal, tanto para os usuários do edifício como para os eventuais visitantes. Esta é a área mais “pública”, e nela estão localizados o ponto de controle e a portaria, atuando como organizadores e filtros, seguidos pela sala de espera.
Setor de Gerenciamento
Esses espaços destinam-se a abrigar as atividades que garantem o bom funcionamento do edifício, como a seleção das atividades dos funcionários, compras, organização de eventuais eventos e atendimento às demandas do complexo. Estes ambientes tem relação direta com o hall de entrada principal, através da portaria.
Setor de Serviço
Referentes as áreas de logística interna, compreendem desde a cozinha até às áreas de conservação e armazenamento. Este setor possui um acesso exclusivo e independente, que garante uma ótima relação com o exterior, tanto para a entrada de mercadorias e mantimentos, como para a saída de bens e resíduos domésticos.
Espaços Privativos dos Funcionários
É um espaço pensado para atender as necessidades específicas dos trabalhadores, com vestiários, banheiros e um quarto, que permite o descanso de alguns deles. Estes ambientes têm relação direta com o setor de serviços, configurando um único bloco.
Espaços de infraestrutura
A estes espaços competem resolver a chegada e distribuição de abastecimentos de energia, bem como de água, climatização e saneamento. Na concepção destes ambientes, foi tido um cuidado especial para a obtenção de percursos simples e eficientes, ao mesmo tempo, que permitem um acesso e manutenção simples.
Espaços de Lazer, Planejamento e Treinamento
Locais das atividades coletivas da equipe profissional e técnica, bem como, áreas de lazer, planejamento e preparação lógica para competições. Propõe-se o estabelecimento de uma relação franca com dois setores do edifício, por um lado, com as unidades habitacionais e, por outro, com o setor de gestão desportiva. O setor inclui também uma sala de jantar-bar, uma sala de jogos, de estar e um espaço polivalente e de vídeo.
Espaços de Gestão Esportiva
Espaços dedicados a facilitar o bom desenvolvimento das tarefas de planejamento esportivo do técnico titular e de seu corpo de colaboradores. Os gabinetes de trabalho individuais e coletivos foram agrupados e equipados com serviços próprios. Além disso, o escritório do treinador tem relação direta com a sua unidade habitacional.
Espaços exclusivos para a equipe e corpo técnico
Espaço compreendido pelas unidades de habitação e salas da equipe técnica. Os ambientes possuem privacidade, e são propícios ao descanso, bem como ao possível isolamento individual. Os quartos têm acesso restrito, baseado em circulações diferenciadas. A tipologia geral das unidades é configurada por um quarto duplo, com banheiro privativo, armários e escritório.
Espaços de Acessibilidade Externa
As características de acessibilidade do edifício geraram a necessidade de disponibilizar acessos massivos para veículos motorizados, principalmente automóveis particulares, mas também caminhões médios que auxiliam na logística necessária ao funcionamento do Edifício, e aos grupos responsáveis pelo transporte dos profissionais em seus traslados.
Paisagismo e espaço para reuniões ao ar livre
As áreas verdes foram projetadas três com funções diferentes: um setor verde, ligado ao estacionamento, onde foi criado artificialmente um retardador de água - uma obra que evita a saturação de água da chuva nas instalações do edifício. Uma zona de jogos e reuniões, onde foram instalados duas mesas de pingue-pongue, cancha de bocha, bancos e mini-golfe. E, por fim, uma área verde mais lúdica e / ou contemplativa.